Art, // September 12, 2019
Benjamim L.M. — ARTIST
Entrevista com o artista Benjamin L.M. —
1. Fale um pouco sobre você.
Eu nasci na Austrália, moro em Los Angeles, EUA, e não tenho educação artística, sou autodidata.
2. Por que a arte?
Eu sempre pude desenhar coisas realisticamente quando criança, com lápis sobre papel, mas quando eu vi as pinturas coloridas de Salvador Dali em um livro quando adolescente, e depois as pinturas da vida real de Paul Cézanne, Pablo Picasso, Paul Gauguin e Francis Bacon – eu sabia que a arte era meu chamado, meu propósito na terra. Foi instantâneo, silencioso, poderoso, inegável.
3. Qual é a sua lembrança mais antiga de querer ser uma artista?
Eu queria ser um jogador profissional de esportes saindo do ensino médio, mas quando eu vi a arte mencionada na pergunta acima, a arte tomou conta da minha vida instantaneamente. Eu também percebi rapidamente que uma carreira esportiva dura no máximo 15 anos, mas uma carreira artística dura toda a vida. Preciso fazer o que amo toda a minha vida, não apenas por 15 anos.
4. Quais são seus temas favoritos? E quais materiais utiliza?
Meus temas favoritos são esperança, êxtase, poder, amor, liberdade, iluminação, e às vezes reconheço a escuridão.
Os materiais que uso atualmente são tinta acrílica, óleo em bastão, tela. No passado fiz arte com tinta a óleo, tinta spray, tinta aquarela e arte digital no computador.
5. Como você trabalha e aborda o tema de suas obras?
Eu trabalho rápido, em pequenas explosões. Adoro marcações naturais que às vezes são corretas no mundo natural que vemos, mas às vezes não são, às vezes a perspectiva não é verdadeira para como seria na vida real. Eu dou as boas-vindas a ambos, que é onde você se torna original e interessante. Há pequenos erros nas minhas pinturas, se olharmos de perto. Deixo-os entrar deliberadamente. Eu fico com temas positivos porque é assim que eu vivo, é assim que eu penso. Sempre espero, fico de pé, nunca desisto.
6. Algum artista te inspira?
Eu, eu me inspiro mais do que tudo. Minha arte me surpreende mais do que qualquer outro artista vivo. Depois de mim, Joel-Peter Witkin, o fotógrafo dos EUA. Ele me inspira porque dá toda a sua força de vida à escuridão, o oposto de mim. Há uma beleza assustadora em sua arte, mas ele é o único outro artista vivo agora que realmente a martela, vamos rasgar duro e puro. Eu não estou apenas interessado na fruta, estou igualmente interessado na anarquia, na concentração extrema, na pureza das intenções. Bandas de música e filósofos espirituais me inspiram mais do que artistas no momento.
7. Quais são as melhores respostas que você teve ao seu trabalho?
Eu amo mais quando alguém diz que minha arte ou os títulos das pinturas os ajudaram na vida, seja na boa ou na má hora. Eu também adoro quando colecionadores de arte ou amantes de arte entendem sem me pedir para explicar. Eles me dizem na minha cara o que eles acham que significa, e eu fico surpreso com a precisão que eles têm. Alguns entrevistadores também fazem perguntas muito específicas sobre minhas pinturas que me dizem claramente que eles olharam profundamente para o que estou fazendo, eles querem saber algo específico que só eu posso responder. Eu também adoro isso.
8. O que você mais gosta sobre em seu trabalho?
Tudo. Eu amo a clareza da informação e significado na arte e nos títulos, a ousadia, a ilegalidade, a extrema esperança e o poder das pinturas. Nesta era de medo em massa, sobrecarga de informação e mentiras excessivas graças à internet, é muito rebelde ser esperançoso, verdadeiro e colocar o amor no mundo.
9. Você tem alguma outra atividade, além de ser um artista plástico?
Sou poeta, tenho cinco livros de poesia com o meu nome Benjamin L.M. Sou designer de capas de álbuns musicais, tenho cinco capas de álbuns, desde punk / metal, até música eletrônica e flamenco. Eu lancei duas gravações de palavras faladas com música, uma com o nome Silver Slide, e a outra é parte do meu último livro de poesia chamado Seething With Hope On Top Of The World.
10. Quais são as 5 principais e mais recentes exposições principais?
• ArtExpo New York – Pier 90, New York , NY, USA.-Agora Gallery
• Sun In The Night, part of Opening The Window – Agora Gallery, New York, NY, USA.
• Art Basel Miami Beach, Scope 801 – The Artisan Direct Art Space, Miami, FL, USA.
• Art Rochester International Art Show – The Artisan Direct Art Space, Rochester, NY, USA.
• Cultural Souls Miami Art Fair – Arts & Cultural Center, Miami, FL, USA.
11. Que conselho você daria para outros artistas ou futuros artistas?
A outros artistas:
• Aos que o fazem, verdadeiramente dentro dele, terminando-o – Bem feito e obrigado eternamente. Continuem assim!
• Para os que começaram e depois pararam – Não culpem os artistas ou criadores por terem feito isso quando tiveram a oportunidade e estragaram tudo. Culpa-te, a culpa é toda tua. Pessoas como essa realmente me irritam porque têm desculpas fracas para isso, e têm ciúmes daqueles que fazem o trabalho. Verdadeiros artistas e criadores superam essas pessoas e as deixam na poeira na linha de partida, enquanto nós vamos vitoriosamente pela linha de chegada.
Aos futuros artistas:
• Dedique toda a sua vida a ela, ou não se preocupe. Não é fácil e leva muito tempo para acontecer. Sua sanidade será empurrada para os limites, mas a emoção e a satisfação de fazer arte vale mais do que as riquezas da terra.
12. Onde você se vê daqui a 05/10 anos?
Daqui a 5-10 anos levarei a minha arte para o mundo da experiência da realidade virtual. A tecnologia Blockchain me fascina, eu vou fazer minha arte passar por ela. Eu quero experimentar qualquer coisa nova com minha arte. A pintura tradicional em tela nunca vai parar para mim, eu adoro fazer isso, é sempre um zumbido e estou realmente emocionado com o resultado final. No futuro, vou fazer álbuns de música comigo cantando ao invés da minha palavra falada e gravações musicais. Vou fazer romances de vez em quando em vez dos meus livros de poesia. Em uma nota pessoal, no futuro eu ainda estarei casada com minha incrível e linda esposa, Megan Matheson, e eu estarei curtindo meus brilhantes enteados filhos Kaleb e Brylee.
13. Planos para o futuro?
Veja a resposta acima e adicione mais maneiras novas que eu ainda não conheço. Não posso e não quero saber tudo o que vou fazer no futuro. O mistério, a espontaneidade e a surpresa da vida me mantêm animado!
LINKS —
Website: www.BenjaminLM.com
Facebook: https://www.Facebook.com/BenjaminLM.ClearColours
Instagram: BenjaminLM7
Edmundo Cavalcanti é nosso colunista de artes para Arts Illustrated em São Paulo, Brasil.
Blog: www.artesdeedmundocavalcanti.blogspot.com.br
Instagram: @ cavalcanti.edmundo
Facebook: Art and Artisans Page
Facebook: Edmundo Cavalcanti
LInkedin: Edmundo Rafael de Araujo Cavalcanti
Twitter: @EdCavalc