Art, // March 6, 2016
Davi Faustino — ARTISTA
Entrevista com o artista Davi Faustino –
1. Onde você nasceu? E qual sua formação acadêmica?
Paranavaí – Estado do Paraná–Brazil Minha formação acadêmica relativa às artes, sou autodidata, formação profissional sou Coronel RR (aposentado) da Polícia Militar do Paraná/Brazil
2. Como e quando se dá o seu primeiro contato com as Artes?
Primeiro contato nas aulas de artes plásticas no ensino fundamental.
3. Como surgiu ou você descobriu este dom?
Surgiu ainda criança ao fazer desenhos que os amigos e professores passaram a elogiar. Aí não parei mais..
4. Quais são suas principais influências?
Gosto muito do Surrealismo. Mais as paisagens e os abstratos também tem seu lugar.
5. Quais os materiais que você utiliza em suas obras?
O principal é a tela com óleo e acrílica, mas produzo trabalhos em madeira ( palitos de sorvetes e cabos de vassoura ), além de uns trabalhos particulares em pequenos formatos que são as pinturas em lixa.
6. Como é o seu processo criativo em si? O que te inspira?
O processo criativo vem espontaneamente no atelier e as inspirações vêm das músicas inseparáveis e da própria natureza.
7. Quando você começou efetivamente a produzir ou criar suas obras?
Produzo desde a adolescência, mas comecei a participar efetivamente de exposições oficiais em 1984 no Salão Paranaense de Novos em Toledo/Parana/Brazil.
A arte é uma produção intelectual primorosa, onde as emoções estão inseridas no contexto da criação, porém na historia da arte, vemos que muitos artistas são derivados de outros, seguindo técnicas e movimentos artísticos através do tempo, você possui algum modelo ou influencia de algum artista? Quem seria? Como me referi acima gosto muito do Surrealismo e as obras de Salvador Dali me atraem muito. Tenho uma produção crescente de obras inspiradas nele, sem serem cópias.
8. O que a arte representa para você?
Se você fosse resumir em poucas palavras o significado das Artes na sua vida…
Hoje como aposentado a arte me acompanha praticamente todos os dias, mesmo não estando produzindo estou no atelier lendo alguma revista de artes ou ouvindo alguma música. Viajando com meus pensamentos nas cores e formas que ao fechar os olhos projeto em minhas telas na memória. A arte representa a possibilidade de apresentar ao expectador minhas viagens oníricas, através das cores fazendo com que as pessoas sejam estimuladas a viajarem comigo em minhas criações.
9. Quais as técnicas que você usa para expressar suas idéias, sentimentos e percepção a cerca do mundo? (Se é através da pintura,escultura, desenho, colagem, fotografia… ou usa várias técnicas no sentido de fazer um mix de formas diferentes de arte).
Uso em minhas criações diversas técnicas e conforme o momento pode ser óleo sobre tele, acrílica ou as duas juntas, nanquim sobre madeira, pintura a óleo e acrílica em lixas de paredes, mas sempre voltado para a pintura.
Todo artista tem seu mentor, aquela pessoa a quem você se espelhou, que te incentivou e te inspirou a seguir essa carreira, indo adiante e levando seus sonhos a outros patamares de expressão, quem é essa pessoa e como ela te introduziu no mundo das artes? Como disse acima sou autodidata sempre residindo em pequenas cidades e minhas pesquisas foram sempre sozinho, e hoje com a internet posso viajar o mundo, mas tenho dificuldades com exposições pela minha região por falta de espaço e interesse de nossas autoridades.
10. Quais são os seus planos para o futuro?
Quero conseguir o reconhecimento do meu trabalho, participar de mais exposições no Brasil e no exterior, e, claro, ser capaz de vender minhas obras.
LINKS —
Site: http://revistacazemek.blogspot.com.br/2015/12/isabel-furini-davi-faustino-as-batalhas.html?spref=fb
Facebook: www.facebook.com/DaviFaustinoArtistaPlastico
Edmundo Cavalcanti é nosso colunista de artes para Arts Illustrated em São Paulo, Brasil.