Art, // October 4, 2021
Lena Moura Poinha — ARTIST
Entrevista com a artista plástica Lena Moura Poinha –
1. Quem é você e o que você faz?
O meu nome é Lena Moura Poinha, natural de Moçambique, África, de nacionalidade portuguesa. Atualmente considero-me Artista Plástica, autodidata, desde 2010, tendo exercido a minha profissão, anteriormente, como médica.
2. Por que arte?
A Arte porque, para mim , ela representa o belo, um produto da mente, do pensamento, da imaginação, onde posso transbordando a minha insatisfação, frustração ou prazer, criando e construindo a minha identidade. Na Arte há uma sintonia entre o olhar (vê, observa ), o coração (sente) , e a mente (julga , analisa).
3. Qual é a sua primeira lembrança de querer ser artista?
Desde que me conheço, sempre gostei de desenhar e pintar. Não considero que tenha havido algum momento especifico, mas estando relacionado com o tempo que podia dispôr para me dedicar à Arte.
4. Quais são seus assuntos e mídias favoritos?
Um dos elementos das minhas composições é a figura feminina que representa o belo, a delicadeza, a força da natureza, o elo de ligação ; o outro elemento é a cidade , o “palco” da vida, cenas do cotidiano. Atualmente o meio que mais utilizo é o acrilico/tela, pelas vantagens e facilidades que me proporciona.
5. Como você trabalha e aborda seu assunto?
Quando idealizo uma obra artística, primeiro penso no que pretendo fazer e depois faço a compilação dos vários elementos que irão fazer parte da mesma. Surge então a segunda etapa, em que procedo à escolha do que melhor se enquadra no que pretendo. Muitas das vezes faço a minha composição com os meios de que disponho, aplicando as novas tecnologias, nunca deixando de estar comprometida com o verdadeiro espirito da Arte. Para mim, a Arte tem que me “falar” aos sentidos.
6. Quais são seus trabalhos de arte, artista (s) favoritos?
Os meus artistas favoritos são muitos e variados, desde Murillo, Rembrant, Claude Monet, Giovanni Antonio Canal (Canaletto). … quanto aos meus trabalhos artísticos todos são especiais pois que têm um pouco de mim.
7. Quais são as melhores respostas que você teve ao seu trabalho?
As respostas ao meu trabalho têm sido boas, embora considere que a Arte, a sua interpretação, é muito subjetiva.
8. O que você gosta no seu trabalho?
Eu gosto de todos os meus trabalhos, pelo que representam para mim.
9. Que conselho você daria a outros artistas?
Diria que a Arte não é fácil e não é para todos. Viver de Arte, nos tempos atuais, considero impossível.
10. Onde você se vê daqui a 5 a 10 anos?
Só Deus sabe.
LINKS —
Website: https://lenapoinha.wixsite.com/home
Facebook: https://www.facebook.com/lenamoura.poinha/
Email: kuduafricano@hotmail.com